Você foi convidado(a) a realizar um teste de usabilidade em um sistema de gerenciamento de conteúdo para assessorias de imprensa e comunicação. A escolha se deu via comentários em uma publicação que realizei nas redes sociais e você demonstrou interesse em participar, ou foi indicado por alguém do seu relacionamento.

Portanto, para realizar o teste, o perfil do usuário é importante, pois o torna apto a responder ás questões que serão elencadas, ou seja, este teste é indicado a um focus group composto por profissionais da área em que nos comprometemos a analisar.

A usabilidade busca assegurar que qualquer pessoa consiga usar o sítio e que este funcione da forma esperada pela pessoa. Em resumo, usabilidade tem como objetivos:

◊ Facilidade de uso
◊ Facilidade de aprendizado
◊ Facilidade de memorização de tarefas
◊ Produtividade na execução de tarefas
◊ Prevenção, visando a redução de erros
◊ Satisfação do indivíduo.”

■ A proposição geral e objetivos: o objetivo deste teste é o de perceber se o usuário consegue realizar as tarefas que lhes são oferecidas pelo sistema, além de questões qualitativas e quantitativas sobre parâmetros que incluem aspectos de arquitetura da informação, usabilidade, layout, navegação, características do sistema e possíveis indicações para a sua melhoria.

■ Metodologia: utilizaremos questões quantitativas e qualitativas. Ao finalizarmos as análises dos respondentes, conforme o resultado do teste, iremos realizar as possíveis indicações de melhorias e apresentá-los o possível novo modelo.

É importante destacar que essa versão conta com uma base de dados já pronta, os dados contidos nessa base são fictícios e aleatórios, portanto não se pode levar em consideração a coerência das informações contidas nessa versão.

Vamos iniciar o teste?

  • Permaneça com esta página aberta
  • Você deverá acessar ao link Teste de Usabilidade para realizar o teste.
  • Login: userteste e senha: pwdteste  O teste abrirá em outra guia.
  • Responda às questões no formulário abaixo.
  • 2 meses de uso sem custo aos que responderem.

Obrigada e bom teste!

Luciana Manfroi