Como utilizar o Google Trends para obter dados para a sua pesquisa

google.com

Google Trends: a descoberta de interesses de buscas em dados para pesquisas e negócios

Quando incio uma consultoria em Marketing Digital, a primeira reunião é para escutar o cliente. Neste momento, procuro conhecer a sua proposta, quais caminhos já realizou no meio on-line, compreender o seu negócio – pontos fortes e fracos – em que mercado está inserido, oportunidades e ameaças. E, principalmente, quais são os seus objetivos.

Após esta reunião, realizo uma série de pesquisas que, muitas vezes, levam-me a descobrir como poderei utilizar estratégias e táticas para solucionar o problema. A primeira pesquisa é fundamental para descobrir qual é o interesse de busca das pessoas pelo segmento do negócio. É com a ferramenta de serviço de busca do Google, a Google Trends, que inicio a jornada.

Por isso, mostrarei neste artigo a importância da busca inicial para saber o que as pessoas procuram. Espero que o tema seja relevante para os seus negócios e que, a partir das buscas, você consiga ter resultados que levam a insights para o sucesso do seu negócio na web.

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que indica a busca das pessoas por um tópico em particular ou por um conjunto de termos – os mais populares buscados pelas pessoas no seu buscador. Através de gráficos, poderemos comparar as buscas em um período de tempo, que poderá ser filtrado entre 2004 até o tempo real em que estamos buscando.

Os profissionais de marketing experientes sabem que não se trata apenas de como, quando e onde as pessoas pesquisam. É sobre os insights mais profundos que somente pesquisas relacionadas podem revelar. Quando o interesse em um termo relevante aumenta? E quanto ao interesse pela marca de um concorrente? O Google Trends utiliza dados em tempo real para ajudar os profissionais de marketing a avaliar os comportamentos de pesquisa do consumidor ao longo do tempo.

Podemos utilizar somente um termo de pesquisa ou compará-lo a outros termos.

Irei exemplificar com a busca pelo termo marketing digital, com um filtro para Santa Catarina. Acompanhe os resultados nas imagens abaixo, e nas legendas que indicarei em cada uma delas.

Linha de tempo e volume de busca do Google Trends

Resultado de busca no Google Trends para Marketing Digital em Santa Catarina – 2004 à janeiro de 2019

O eixo horizontal do gráfico apresenta o tempo, e o vertical indica o volume em que o termo é procurado.

O volume da pesquisa mostram os dados, em uma escala de 0 a 100, onde cada ponto no gráfico é dividido pelo mais baixo, 0 (zero); ao mais alto, 100.

A próxima imagem indica as cidades de Santa Catarina que mais executaram a busca pelo termo marketing digital.

Interesses por região e cidades nos resultados de busca do Google Trends

Resultado de busca por região do termo Marketing Digital em Santa Catarina

No gráfico acima há a indicação de que o termo marketing digital é mais buscado na cidade de Florianópolis, com um volume de 100; seguido pelas cidades de São José (80), Itajaí (71), Blumenau (55) e Joinville (54).

Um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre esse termo.

Veja como o Google Trends calcula o resultado de busca por região.

Na próxima imagem, a amostra é relativa aos assuntos relacionados ao termo marketing digital, que foram buscados na região em questão.

Assuntos e consultas relacionadas ao termo pesquisado no Google Trends

Neste lado esquerdo do gráfico, há a indicação de que os usuários que pesquisaram pelo seu termo em questão também pesquisaram por estes assuntos: marketing, dados digitais, empresa, publicidade, etc.

No lado direito, pode-se observar as consultas relacionados ao termo, que são: curso de marketing digital, inbound marketing.

Em ascensão: consultas com o maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior. Resultados marcados com “aumento repentino” tiveram um aumento muito relevante, provavelmente devido a consultas novas que tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

Neste mesmo gráfico, ainda poderemos realizar o filtro em relação às principais buscas com um resultado por volume, ao invés de o filtro por “aumento repentino”. Isto nos proporcionará uma quantificação dos assuntos e consultas relacionadas em quantificação, como mostra a imagem abaixo.

Analisando o gráfico acima, os insights surgem a partir dos resultados, o que fica claro quando estamos com um objetivo. Por exemplo, seguindo o meu negócio, que é o de produção de conteúdo para o meio digital, o resultado das consultas relacionados que indica um volume de 24 para o termo inbound marketing, inspira-me a criar conteúdo sobre este tema, pois há o resultado de que as pessoas estão buscando pelo mesmo.

Além disso, como presto consultoria, palestras e cursos na área de marketing digital, observo que o volume de 100 condiz com o resultado das consultas relacionadas para curso de marketing digital em Santa Catarina, o que, de certa forma, me deixa muito satisfeita porque tenho o que oferecer a quem está procurando por este aprendizado.

Para finalizar este artigo, apresento um vídeo que traz os resultados das maiores buscas no ano de 2018 no mundo. Entre colchetes, e em letras maiúsculas, estão os termos pesquisados.

 

 

É interessante observar e analisar que cada ano tem a sua particularidade em buscas. No Brasil, a ordem de buscas por alguns temas foi a seguinte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Para expandir mais a sua pesquisa, acesse ao Google Trends e encontre os resultados de buscas que pretende. Este é um bom começo para compreender, ao analisar os dados, sobre as tendências do mercado através dos interesses das pessoas.

Caso tenha interesse ou necessidade em consultoria, curso ou palestra na área de marketing digital, entre em contato.


Luciana Manfroi

Consultorias, cursos e palestras na área de Marketing Digital

Santa Catarina, Brasil

One thought on “Como utilizar o Google Trends para obter dados para a sua pesquisa

Deixe um comentário