Cauda Longa para Marketing Digital

Cauda Longa é a denominação para a prática econômica que existe na web. Pode ser considerada como uma estratégia de nicho, que faz parte de todos os negócios que servem ao Marketing Digital, assim como para a construção de segmentos através de palavras-chave para, por exemplo, determinar temas específicos abordados em uma postagem ou publicação em mídias digitais.

Princípios da Cauda Longa para segmentação na Web

cauda-longa-negocios-digital

Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, cunhou pela primeira vez a definição cauda longa, do inglês, The Long Tail, em um artigo publicado em 2004. A partir deste artigo, Anderson criou um blog e um livro homônimo.

Uma das propostas do A Cauda Longa é apontar que a nova fragmentação do mercado é uma estratégia para garantir a sobrevivência e continuidade de geração de lucros para qualquer negócio. Ou seja, a ordem econômica de hoje, na era da Web 2.0 para frente, é a de que os produtos e serviços de nichos são tão rentáveis e economicamente importantes quanto as grandes marcas que vendem em mercados de massa. Isso representa o que a nova economia aponta, ou seja, as opções de ofertas são infinitas.

 

O que acontece, na prática, é que produtos que não faziam parte de Hits, que não tinham grande procura, conseguiram acesso imediato ao serem disponibilizados na internet. Aquela música que já havia desaparecido da mídia há tempos, pode ser encontrada, hoje, graças a sua oferta em ambientes digitais que não são os mais acessados. Portanto, ambientes de nicho, ou hiper segmentados,  também são acessados para negócios com produtos específicos.

Este conceito serve para links patrocinados no Google: investir em diversas palavras de nicho, mais específicas, tem um retorno muito maior do que as palavras mais concorridas (genéricas) no leilão do AdWords.

Veja o exemplo gráfico que se apresenta na figura abaixo. Quanto mais longa e extensa a cauda, mais temos ofertas de nicho, em produtos ou serviços.

Cauda Longa

Outro exemplo, utilizado para patrocínio na web, é o que condiz com a escolha de palavras-chave para blogs ou sites. Ao especificar as palavras mestres que servem a um blog ou às postagens do mesmo, o produtor de conteúdo atende a uma possibilidade de segmentação a que serve a proposta do blog. Também, para patrocínio no Google Adwords, por exemplo, os links patrocinados são oferecidos a partir da escolha de palavras-chave.

Nos resultados mais genéricos, a palavra-chave fotografia responde pela amplitude com que poderá ser representada.

 

Exemplo AdWords Links Patrocinados Google
Exemplo AdWords – Links Patrocinados Google

 

No centro da imagem, temos a palavra-chave um pouco mais específica, fotografia natureza, que consegue segmentar um pouco mais do que o termo isolado. Na extremidade inferior direita, temos a apresentação do que é considerada uma escolha com mais foco e, portanto, mais segmentada: fotografia natureza florianópolis. No caso, houve, além da segmentação por gênero de captura de imagens (natureza), a segmentação por geolocalização (Florianópolis). Para um curso de fotografia, que oferece aulas na localização geográfica apresentada, a segmentação geográfica é muito importante.

 

Além das múltiplas possibilidades de ofertas que o mercado de nichos apresenta, há duas ferramentas essenciais para serem trabalhadas na internet:

  • „„Facilidade de escolha: a partir do uso de filtros, que auxiliam na busca e localização do que se procura, de maneira pormenorizada e específica. Essa é uma busca individual, gerada pelo usuário em uma pesquisa em motores de busca.
  • „„Recomendação pública: escutar a opinião de pessoas sobre o produto/serviço é uma das chaves para a propagação dos benefícios e atributos dos mesmos. Essa ação sempre existiu, e na publicidade o termo utilizado é o boca a boca, em que se gera uma comunicação entre as pessoas, em forma de aconselhamento sobre a marca. A diferença dessa ferramenta, no meio digital, é que essa recomendação torna-se pública, e os usuários acabam por buscar informações que extrapolam as opiniões somente de
    pessoas conhecidas, mas que estão disponibilizadas nas redes sociais, pela “multidão” desconhecida.

Primeiros Passos (aula 1): O que é o Google AdWords

Cauda Longa é baseada no Princípio de Pareto

Assim, A Cauda Longa aplica o conceito do Princípio de Pareto, também conhecido como regra de 80-20 (80% das vendas provêm de 20% dos produtos), indicando, também, que pode atingir 98% das vendas em 90 dias. Ou seja, a comercialização de praticamente todos os produtos do estoque, pelo menos uma vez em 90 dias.

O Princípio de Pareto postula que devemos ter foco nos negócios, e isso quer dizer que teremos que focar nos 20% para obter uma diferenciação.  A lei do foco é valorizada pela prática, quando compreendemos que menos é mais, e é possível criar mais, com menos.

Exemplo de Princípio de Pareto em produtos

Princípio de Pareto Marketing Digital em Florianópolis
http://www.facebook.com/curtirdonafulana/

Princípio de Pareto Marketing Digital em Florianópolis

Essa confeitaria de Florianópolis, em Santa Catarina, serve para nosso exemplo sobre o Princípio de Pareto: em seu post, no Facebook, anunciou: Entra cardápio, sai cardápio e ele continua sendo O MAIS PEDIDO: Gran Gateau de Morango com Kit Kat!

Analisando a quantidade de produtos que a confeitaria oferece e que, como qualquer empresa, deve ter o ranking dos mais pedidos, poderemos comprovar que o Gran Gateau é o responsável por pelo menos 20% (somado ao segundo colocado) das vendas da empresa.


 

Portanto, tanto para negócios no marketing digital, quanto para negócios físicos, a regra das palavras-chave e a escolha de produtos estrela são imprescindíveis para o sucesso de uma empresa. De nada adianta abrir demais as possibilidades de se trabalhar com 80% das ofertas, sem foco e com uma amplitude que não irá focar no seu objetivo. Procure escolher bem as palavras-chave que irá trabalhar e realize todo o seu planejamento de marketing digital em torno delas.

 


Por Luciana Manfroi

Se tiver alguma dúvida ou sugestão para publicações sobre Marketing Digital, deixe um comentário. Caso seja uma empresa e necessite de consultoria, você poderá enviar um e-mail.