A internet é o lugar ideal para se conhecer a potencialidade de ações de comunicação e marketing, por diversos aspectos, entre eles, a identificação de pessoas, com referência, que podem propagar a comunicação de uma empresa, no modelo de indicação de marcas para um público qualificado. E o marketing digital acompanha esta cadeia de novas possibilidades de negócios na web.

Os influenciadores sociais são os responsáveis pela divulgação de produtos e serviços para a sua rede de seguidores. A abrangência varia, mas como são referência em seu grande nicho – que pode ser relativo a disseminação de uma área do conhecimento ou apenas opiniões próprias sobre temas genéricos, o que os torna influentes é o número de pessoas que os seguem: na casa de milhares de seguidores.

Até 2015, havia a certeza de que uma das saídas para a comunicação das marcas era estar “na boca” dos influenciadores. Mas, em 2016, a força da comunicação, que abrangia um grande público e, portanto, disperso, começa a pensar pequeno, ou seja – a busca por um micro-nicho, feito por pessoas que se destacam para um número que pode estar na casa dos 1.000 seguidores, denominados de micro-influenciadores.

Na prática, influenciadores x micro-influenciadores tem as seguintes diferenças.

 

Questões sobre o investimento das marcas em influenciadores ou micro-influenciadores também são relevantes para a escolha de onde aplicar o seu capital. Veja o salário médio dos influenciadores e micro-influenciadores nas redes sociais, na tabela a seguir. Embora os dados estejam em dólares, há um demonstrativo dos investimentos em diversas redes sociais e plataformas de vídeos.

Para a empresa que quer investir em micro-influenciadores, darei algumas dicas.

  • monitore as pessoas que se destacam dentro de seus micro-nichos
  • busque interagir com estas pessoas
  • realize uma pesquisa demográfica e psicográfica
  • procure seguir, também, o seu público alfa
  • apresente o seu produto
  • converse sobre as possibilidades de investimento
  • caso invista no micro-influenciador, monitore os resultados. Caso sejam positivos, continue o relacionamento para possíveis objetivos de comunicação que irão surgir

Luciana Manfroi

Veja os novos cursos para quem quer aprender mais sobre negócios digitais


Para uma entrevista para consultoria, entre em contato.